Ondas de Calor

Fique atento para descobrir o que causa suas ondas de calor. Cafeína? Álcool? Lugares quentes? Estresse? Todos são causas comuns. Quando uma onda começar, pare o que estiver fazendo e procure se acalmar, respirando devagar e profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Para casos extremos, fale com o seu médico.

 

Noites de Suor

De noite as ondas de calor podem durar 3 minutos ou mais, te deixando encharcado de suor e atrapalhando o seu sono. Mas existem algumas maneiras de amenizar essa situação. Troque os pijamas de tecido grosso por tecidos mais frescos. Coloque uma bolsa de gelo embaixo do seu travesseiro. No meio da noite inverta o travesseiro e deite o rosto no lado frio. Opte por roupas de camas mais frescas. Se preferir, troque o cobertor por um lençol. Utilize um ventilador para manter o ar ventilado.

 

Falta de sono

Yoga, tai chi chuan e meditação já se mostraram eficientes para o sono. Qualquer exercício pode fazer diferença; só pare de fazê-lo 3 horas antes de dormir. Desvie do consumo bebidas alcóolicas à noite, pois o álcool te mantém acordado até tarde. Ao invés, tente tomar leite morno. Ele contém uma substância que pode ajuda-lo a relaxar. Ainda acordado? Saia da cama e leia até sentir sono. Se o problema persistir, converse com o seu médico sobre soníferos de curto prazo.

 

Ajude o seu corpo

Mudanças de hormônios podem deixar sua vagina mais delicada e seca, o que pode tornar deixar o sexo doloroso. Para sua sorte, existem diversos produtos hoje que podem te ajudar. Tente lubrificantes ou cremes vaginais à base de água e sem prescrições. Você também pode pedir ao seu médico a prescrição de cremes ou medicamentos para ressecamento vaginal. Sexo é saudável, então quanto mais você fizer, melhor para o fluxo sanguíneo do corpo, e da vagina.

 

Alimente o desejo perdido

Encontre tempo para o sexo. Tente massagens e outras formas de estimular a sexualidade. Tente novas rotinas e brincadeiras para aumentar o seu desejo, também. Outras consequências da menopausa podem aparecer ao mesmo tempo. Pergunte ao seu médico sobre má qualidade de sono, problemas de bexiga, depressão ou estresse.

 

Mudanças de humor

É como a TPM, mas mais intenso: crises de choro, de felicidade, e de irritação são comuns em mulheres na menopausa. E se você tinha tempos ruins com a TPM, as mudanças hormonais que acontecem na menopausa podem causar oscilações de humor bem maiores. Yoga e tai chi chuan podem ajudar neste caso também, assim como fazer coisas que te agradem. Anticoncepcionais de pequena dose, antidepressivo e até tratamentos alternativos são algumas vezes recomendados para mudanças de humor.

 

Dores de cabeça

Enxaquecas podem ser piores na menopausa, ou até aparecem pela primeira vez para quem não tinha. Observe para descobrir o que as provoca e se elas aparecem junto com as ondas de calor para que você possa atenuá-las. Consumir pequenas refeições durante o dia pode ajudar, se a fome é um gatilho para a enxaqueca. Falta de sono é outro, então tire cochilos se suas noites são inquietas. Os tratamentos são variados e podem ajudar a prevenir enxaquecas fortes e/ou frequentes. Converse com o seu médico.

 

Quedas de cabelo

Os cabelos podem se tornar mais finos e caírem mais rapidamente. Ao mesmo tempo, eles podem aparecer aonde você não quer – no queixo ou bochechas. Para salvar o que você tem, opte por produtos capilares que não tenham componentes químicos fortes. Evite o sol, que resseca os fios. Para tratar os indesejáveis pelos no rosto, experimente fazer clareamento ou retirá-los com pinça ou cera.

 

Espinhas

Espinha é algo que você espera ter na adolescência, mas não nos seus 50 anos. Surpresa: é comum na menopausa também. Tenha certeza que seu creme, protetor solar, sabonete e outros produtos faciais sejam delicados para a pele. Procure por produtos “sem óleo” (oil-free/não oleoso), “anti-acne”, “não obstrui os poros”, “não comedogênico” e “não acnegênico”. Até casos mais severos podem ser tratados com o tempo e ajuda médica.

  

Confusão mental e perda de memória

Usa ou perca. Esta frase pode motivá-lo a combater a confusão mental e se focar na menopausa. Desafie o seu cérebro de novas formas. Aprenda coisas novas, como um hobbie ou uma língua. Reduzir o estresse pode ajudar também. Mulheres com mais ondas de calor têm mais reclamações relacionadas à memória.


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