Todo ano, 79 mil crianças são diagnosticadas com diabetes em todo o mundo. Muitos fatores são responsáveis pelo surgimento da doença, mas o estilo de vida e a alimentação devem receber maior atenção dos pais. 

O diabetes é uma síndrome no metabolismo que causa um aumento do açúcar (glicose) no sangue, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da mesma de exercer suas funções. Isso acontece quando o pâncreas para de produzir, não produz o suficiente ou o corpo não consegue absorver a insulina de forma eficaz. Sem a insulina o açúcar não entra nas células para ser utilizada como fonte de energia, permanecendo então na corrente sanguínea.

 

Com o tempo, altos níveis de glicose no sangue podem causar problemas nos olhos, coração, veias, nervos e rins, podendo deixar a pessoa mais vulnerável para pegar doenças e infecções sérias. Os riscos de amputação e cegueira são maiores com a idade.

Existem vários tipos de Diabetes de acordo com sua origem, mas os principais são: Tipo 1, Tipo 2 e Gestacional.

 

O Diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas perde totalmente a sua capacidade de produzir insulina, enquanto o Diabetes tipo 2 se caracteriza pela redução da produção e/ou a incapacidade da insulina de exercer a sua função de reguladora do nível de glicose no sangue.

O maior fator de contração da doença ainda é a genética, mas aos poucos ela está perdendo espaço para estilos de vida não saudáveis. É preciso ter maior cuidado com a saúde em uma sociedade urbana, sedentária, consumista e estressada. Antigamente os médicos acreditavam que o diabetes tipo 2 era uma doença predominantemente adulta e o tipo 1, infantil. Mas hoje cada vez mais crianças estão apresentando diabetes tipo 2, agravando o quadro de saúde. 

Descobrir que seu filho tem diabetes pode ser assustador, mas é possível ter uma vida saudável e feliz com os cuidados certos. Nos últimos anos houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos. Outro tipo que vem aumentando, junto com a obesidade infantil, é o diabetes por resistência insulínica, causada por alimentação desequilibrada e aumento de peso. Este tipo de diabetes vem aumentando nas populações mais jovens por causa do sedentarismo e alimentação menos saudável.

Veja alguns sintomas para descobrir se seu filho pode ter diabetes. Se você identificar ao menos três dos sinais abaixo, procure um médico. O diagnóstico e o tratamento precoce da diabetes evitam as possíveis complicações características da doença:

 

.Muita sede: sentir sede intensa e querer água o tempo todo.

.Excesso de urina: ir muito ao banheiro, inclusive de noite, e urinar em grande quantidade.  Está relacionado com a intensa sede e ao consumo de muita água.

.Comer muito, e emagrecer: comer muito e ainda assim perder peso.

.Estar sempre cansado: se sentir desanimado e sonolento o tempo todo. Isso acontece porque as células não absorvem o açúcar para converter em energia.

.Vista embaçada: se queixar de visão embaçada. Pode não ser apenas necessidade de óculos. O excesso de glicose provoca o inchaço do cristalino, prejudicando o foco.

.Formigamentos: câimbras e formigamentos pelo corpo são sinais de alerta.


Vida Medicamentos
Vida Medicamentos
Vida Medicamentos

(62) 3216 - 3500

0800 722 3500

vendasmarista02@vidamedicamentos.com.br

Vida Medicamentos

Onde estamos

Vida Medicamentos República do Líbano

Av. República do Líbano Nº 990

St. Aeroporto

Telefone : (62)3216-3500

E-mail : vendas03@vidamedicamentos.com.br

CEP: 74070-040 - Goiânia(Goiás)

Vida Medicamentos Brasília

Edifício Medical Plaza, SHIS QI 3 - Bl C Lojas 04 e 05

Lago Sul

Telefone : (61)3366-3501

E-mail : contato@vidamedicamentos.com.br

CEP: 71.605-200 - Brasília(DF)

Vida Medicamentos Palmas

404 Sul, Avenida LO 11 Lt. 17

Plano Diretor Sul

Telefone : (63) 3322-6649

E-mail : gerentepalmas@vidamedicamentos.com.br

CEP: 77021640 - Palmas(TO)