Osteoporose

A doença

A osteoporose é uma doença Osteometabólica caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea, que faz com que os ossos se tornem mais frágeis sujeitos a fraturas. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio (mineral essencial na manutenção e construção de ossos) pelo organismo.

A cada ano no Brasil, ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose e morrem cerca de 200 mil pessoas de fraturas em virtude da doença. Mas, mesmo após uma fratura osteoporótica, o diagnóstico de osteoporose acaba não sendo feito e o paciente não é encaminhado para tratamento.

 

Tipos e Causas

Existem duas classificações da osteoporose e a causa está relacionada a esses diferentes formas de desenvolvimento da doença:

Osteoporose Primária: Ela é a forma mais comum e está diretamente relacionada à perda de massa óssea devida envelhecimento ou pela menopausa. A osteoporose primária se desenvolve mais em mulheres após o período da menopausa.

Osteoporose Secundária: A secundária é consequente de processos inflamatórios como doenças intestinais, artrite reumatoide, insuficiência renal crônica, alterações endócrinas, como o hipertireoidismo e desordens adrenais, por falta de exercício físico, causas hematológicas (leucemias, linfomas e mielomas) entre outras.

Geralmente a osteoporose secundária ocorre na mesma proporção em homens e mulheres.

 

Sintomas

Dor intensa nas costas e diminuição de estatura podem representar fraturas vertebrais da osteoporose. Além disso, facilidade de fraturas nos ossos e quedas, a perda de massa óssea pode provocar esses outros sintomas:

 

Precauções

A prevenção da osteoporose deve se iniciar na infância, adotando-se hábitos saudáveis ao longo da vida. Deve-se sempre manter uma alimentação saudável, consumindo sempre alimentos ricos em cálcio (alimentos derivados do leite). Manter o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Além disso, especialmente as mulheres devem redobrar atenção após a menopausa, período em que ocorre a queda dos níveis do hormônio estrógeno, que consequentemente acelera o processo de perda de densidade óssea.


Vida Medicamentos
Vida Medicamentos
Vida Medicamentos

(62) 3216 - 3500

0800 722 3500

vendasmarista02@vidamedicamentos.com.br

Vida Medicamentos

Onde estamos

Vida Medicamentos República do Líbano

Av. República do Líbano Nº 990

St. Aeroporto

Telefone : (62)3216-3500

E-mail : vendas03@vidamedicamentos.com.br

CEP: 74070-040 - Goiânia(Goiás)

Vida Medicamentos Brasília

Edifício Medical Plaza, SHIS QI 3 - Bl C Lojas 04 e 05

Lago Sul

Telefone : (61)3366-3501

E-mail : contato@vidamedicamentos.com.br

CEP: 71.605-200 - Brasília(DF)

Vida Medicamentos Palmas

404 Sul, Avenida LO 11 Lt. 17

Plano Diretor Sul

Telefone : (63) 3322-6649

E-mail : gerentepalmas@vidamedicamentos.com.br

CEP: 77021640 - Palmas(TO)