Os triglicérides são a nossa maior fonte de energia. Eles são compostos por três unidades de ácidos graxos, que são a menor unidade de gordura existente.

Eles são adquiridos principalmente a partir do consumo de carboidrato e alimentos gordurosos, mas também podem ser produzidos pelo organismo (quando comemos em excesso).

As taxas de triglicérides devem permanecer em até 150 miligramas por decilitro de sangue. Entre 150mg/dl e 200mg/dl, a situação já é limítrofe. Veja os alimentos que você deve evitar se a taxa de triglicérides no seu sangue é alta.

 

1.   Vegetais ricos em amido

Alguns vegetais são melhores que outros quando se trata de triglicérides. Limite a quantidade daqueles que são ricos em amido, como milho e ervilha. Assim o seu corpo não irá converter o amido extra em triglicérides. Existem várias outras opções para escolher, como couve-flor, couve e cogumelos.

 

2.   Feijoada

Apesar de ser uma tradição para os brasileiros a feijoada não é a melhor opção, principalmente pela carne de porco, que possui alto nível de colesterol. Por isso opte pelo feijão preto comum sem adição de carnes gordas, e terá uma grande fonte de fibras e proteínas.

 

3.   Frutose em excesso

Sem dúvida as frutas são boas para você, principalmente se você consome um pedaço delas ao invés da nossa tradicional sobremesa açucarada. Mas quando você tem uma alta taxa de triglicerídeo no sangue, talvez seja necessário se limitar a 2 ou 3 pedaços de fruta por dia. Assim você não absorve muita frutose, que é o açúcar natural presente nas frutas. Mas atenção: se você comer frutas secas, lembre-se que as porções são muito menores. Por exemplo, 2 colheres de sopa de uva passa.

 

4.    Álcool

Você pode pensar que o álcool faz bem para o coração. Mas o consumo de muito álcool pode elevar o seu nível de triglicérides. Isso por causa dos açúcares que são naturalmente parte do álcool, seja vinho, cerveja ou licor. Muito açúcar, de qualquer fonte, pode ser um problema. Pode ser que o seu médico recomende que você não beba nada com álcool se o seu nível de triglicérides no sangue for muito elevado.  

 

5.   Peixe em conserva com óleo

O peixe faz bem para o seu coração. Mas quando você compra enlatado é preciso verificar o rótulo para ver se ele é conservado em óleo. A melhor opção é o peixe que vem em conserva com água. Normalmente você encontra ambos disponíveis na mesma prateleira do supermercado.

 

6.   Coco

O coco é uma fruta que nunca sai de moda. Nós temos leite de coco, água de coco, flocos de coco e óleo de coco, além da própria fruta. Alguns dizem que o coco tem vários benefícios para a saúde, mas ele também é rico em gorduras saturadas, então pergunte ao seu médico se você deve apenas limitar seu consumo, ou evita-lo totalmente.

 

7.   Outros alimentos ricos em amido

Comer muita massa, batata e cereais, irá transformar o amido em triglicérides. Você ainda pode comê-los,  mas é preciso ficar atento ao tamanho e quantidade das porções.  O ideal é apenas uma, que seria: 1 fatia de pão;  1/3 de xícara de arroz ou macarrão; metade de um copo de batata; ou metade de um copo de farinha de aveia cozida.

 

8.   Bebidas adoçadas

Muito do açúcar que você consome pode vir de um vidro. Independente de a sua bebida ser chá gelado, refrigerante, suco de frutas ou café, você pode estar obtendo mais açúcar do que o seu corpo suporta. Ele pode transformar esse teor em triglicérides. Então se você está cortando o doce da dieta, lembre-se de incluir algumas bebidas também. Limite-se a um copo de bebidas adocicadas por dia.

 

9.   Mel

O mel certamente é um adoçante mais saudável que o açúcar. Porém ele também pode aumentar o seu nível de triglicérides. Se você precisa reduzir tal nível, corte todos os tipos adoçantes, mesmo se não forem exatamente o açúcar de cozinha.

 

10.   Carnes gordurosas

Você não tem que desistir completamente da carne. Mas você deve selecionar cortes magros e retirar qualquer gordura visível. A carne possui gordura saturada, então você deve limitar seu consumo o máximo possível para auxiliar na redução dos níveis de triglicérides.

 

11.   Manteiga ou margarina

Ao cozinhar carnes e verduras, use azeite de oliva para substituir a manteiga ou a margarina, que possuem muita gordura trans ou saturada. Óleo de canola, nozes ou linhaça também são ótimas alternativas.

 

Alimentos que auxiliam na redução dos triglicérides

Salmão, farinha de feijão-branco, limão, berinjela e nozes. 

 

Por que fazem bem:

O salmão, fonte de ômega-3, reduz os níveis de triglicérides.

Já a farinha de feijão contém uma proteína (faseolamina) capaz de diminuir a absorção dos triglicérides.

O limão, cheio de polifenóis, facilita o metabolismo das gorduras, diminuindo a fabricação de triglicérides pelo fígado.

 A berinjela é adstringente e as nozes são anti-inflamatórias e antioxidantes.

 


Vida Medicamentos
Vida Medicamentos
Vida Medicamentos

(62) 3216 - 3500

0800 722 3500

vendasmarista02@vidamedicamentos.com.br

Vida Medicamentos

Onde estamos

Vida Medicamentos República do Líbano

Av. República do Líbano Nº 990

St. Aeroporto

Telefone : (62)3216-3500

E-mail : vendas03@vidamedicamentos.com.br

CEP: 74070-040 - Goiânia(Goiás)

Vida Medicamentos Brasília

Edifício Medical Plaza, SHIS QI 3 - Bl C Lojas 04 e 05

Lago Sul

Telefone : (61)3366-3501

E-mail : contato@vidamedicamentos.com.br

CEP: 71.605-200 - Brasília(DF)

Vida Medicamentos Palmas

404 Sul, Avenida LO 11 Lt. 17

Plano Diretor Sul

Telefone : (63) 3322-6649

E-mail : gerentepalmas@vidamedicamentos.com.br

CEP: 77021640 - Palmas(TO)