Dicas de como prevenir contra doenças cardíacas

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 17,3 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas de doenças cardiovasculares. Essas doenças são a principal causa de morte em todo o mundo.

Com base em dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia somente no Brasil são aproximadamente 300 mil óbitos vítimas de doenças cardíacas.

Com índices de mortalidade cada vez mais elevados, as doenças cardiovasculares alcançam números alarmantes e chamam a atenção para a importância de se adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco que causam essas doenças.

Veja abaixo alguns fatores de risco e prevenções que devem ser tomadas para diminuir o número de doenças cardíacas:

 

FATORES DE RISCO E PREVENÇÕES:

Fumo -  O fumante de cigarros tem uma chance duas a quatro vezes maior de morrer subitamente do que um não fumante. Os fumantes passivos também têm o risco de um ataque cardíaco aumentado. 


Colesterol elevado - 
Os riscos de doença do coração aumentam na medida que os níveis de colesterol estão mais elevados no sangue. Esse fator de risco é agravado pela idade e tipo de alimentação. Uma dieta equilibrada, com muitos legumes, vegetais, frutas e cereais, é de extrema importância para evitar o colesterol elevado.

 

Pressão arterial elevada - Para manter a pressão elevada, o coração realiza um trabalho maior, com isso vai hipertrofiando o músculo cardíaco, que se dilata e fica mais fraco com o tempo, aumentando os riscos de um ataque. A elevação da pressão também aumenta o risco de um acidente vascular cerebral, de lesão nos rins e de insuficiência cardíaca. O risco de um ataque num hipertenso aumenta várias vezes, junto com o cigarro, o diabete, a obesidade e o colesterol elevado.

 

Vida sedentária - A falta de atividade física é outro fator de risco para doença das coronárias. Exercícios físicos regulares, moderados a vigorosos têm um importante papel em evitar doenças cardiovasculares. Mesmo os exercícios moderados, desde que feitos com regularidade, são benéficos, contudo os mais intensos são mais indicados. A atividade física também previne a obesidade, a hipertensão, o diabete e abaixa o colesterol.


Obesidade - O excesso de peso tem uma maior probabilidade de provocar um acidente vascular cerebral ou doença cardíaca, mesmo na ausência de outros fatores de risco. A obesidade exige um maior esforço do coração, além de estar relacionada com doença das coronárias, pressão arterial, colesterol elevado e diabete.

 

Diabetes - O diabete é um sério fator de risco para doença cardiovascular. Mesmo se o açúcar no sangue estiver sob controle, o diabete aumenta significativamente o risco de doença cardiovascular e cerebral. Dois terços das pessoas com diabete morrem de complicações cardíacas ou cerebrais. Na presença do diabete, os outros fatores de risco se tornam mais significativos e ameaçadores.

 

Idade - Quatro entre cinco pessoas acometidas de doenças cardiovasculares estão acima dos 65 anos. A partir dos 40 anos deve haver realização de exames periódicos de saúde. 
Histórico familiar: As pessoas com antecedentes familiares devem começar a se prevenir mais cedo, pois filhos de pessoas com doenças cardiovasculares têm uma maior propensão para desenvolverem essas patologias.


Vida Medicamentos
Vida Medicamentos
Vida Medicamentos

(62) 3216 - 3500

0800 722 3500

vendasmarista02@vidamedicamentos.com.br

Vida Medicamentos

Onde estamos

Vida Medicamentos República do Líbano

Av. República do Líbano Nº 990

St. Aeroporto

Telefone : (62)3216-3500

E-mail : vendas03@vidamedicamentos.com.br

CEP: 74070-040 - Goiânia(Goiás)

Vida Medicamentos Brasília

Edifício Medical Plaza, SHIS QI 3 - Bl C Lojas 04 e 05

Lago Sul

Telefone : (61)3366-3501

E-mail : contato@vidamedicamentos.com.br

CEP: 71.605-200 - Brasília(DF)

Vida Medicamentos Palmas

404 Sul, Avenida LO 11 Lt. 17

Plano Diretor Sul

Telefone : (63) 3322-6649

E-mail : gerentepalmas@vidamedicamentos.com.br

CEP: 77021640 - Palmas(TO)